Vamos então fazer uma viagem no tempo e relembrar as glórias passadas para inspirar o presente e tentar fazer melhor. Aqui temos algumas das eternas glórias:
Mundial 1966 - 3º lugar
Na semi-final, Portugal viria a ser derrotado pela anfitriã e eventual campeã, Inglaterra, por 2-1.
No jogo para definir o terceiro lugar, Portugal venceu a União Soviética por 2-1, terminando em 3º Lugar.
Euro 1984 - Meias Finais
Na qualificação, Portugal defrontou a Finlândia, a Polónia e a União Soviética. Com 5 vitórias, Portugal ficou em 1º lugar, sendo esta a estreia de Portugal num campeonato europeu.
A Selecção, juntamente com a Espanha, a Roménia, e a Alemanha Ocidental jogaram o grupo B. Nos primeiros dois jogos, Portugal empatou 0-0 e 1-1 frente à Alemanha Ocidental e Espanha, respectivamente. Uma vitória por 1-0 frente à Roménia ditou a passagem das Quinas às semi-finais, onde Portugal veio a perder frente aos anfitriã, a França por 3-2.
Euro 2000
Com Fernando Couto como capitão, Portugal venceu a Inglaterra por 3-2, a Roménia por 1-0 com um golo de Costinha nos descontos, e frente à Alemanha por 3-0 com um hat-trick de Sérgio Conceição. Nos quartos-de-final, a Selecção das Quinas venceu a Turquia por 2-0, com 2 golos de Nuno Gomes.
Na semi-final, frente à França, Portugal marcou primeiro e os frances igualaram pouco depois. No prolongamento, Abel Xavier teria defendido a bola com a mão dentro da grande área portuguesa e com um penalty, Zinédine Zidane fez a vitória 2-1.
--------------------------------------------------------------------------
2003 - Federação Portuguesa de Futebol contratou Luiz Felipe Scolari.
--------------------------------------------------------------------------
Euro 2004 - 2º lugar
No Euro 2004 jogamos em casa, realizado em Portugal, o apoio dos adeptos foi fundamental para iniciar um novo ciclo. Uma Bandeira em cada janela, era esse o lema, a paixão pela Selecção renasceu.
No jogo de abertura contra a Grécia perdemos por 2-1. Ganhamos os restantes 2 jogos contra a Rússia por 2-0 e contra a Espanha por 1-0. Terminando em 1º lugar.
Nos quartos-de-final, contra a Inglaterra, o jogo prolongou-se até às grandes penalidades, acambamos por ganhar por 6-5 depois do empate 2-2 no tempo regulamentar. O guarda-Redes Ricardo foi o herói da partida defendendo um penalty sem luvas e logo de seguida marcando o penalty final, dando a vitória às Quinas.
Na semi-final Portugal contra a Holanda, a Selecção das Quinas colocou-se em vantagem com golos de Cristiano Ronaldo aos 26 minutos e de Maniche aos 58, ficando a passagem à final cada vez mais perto. O apito final do Sueco Anders Frisk, levou o Estádio José de Alvalade ao rubro quando Portugal passou pela primeira vez à final de uma grande competição.
Na final, Portugal defrontou, nada mais nada menos do que a equipa que tinha nos derrotado no jogo de abertura, a Grécia. Para a tristeza de muitos, Portugal voltou a ser derrotado, esta vez por 1-0, terminando o Campeonato em 2º lugar.
Mundial 2006 - 4º lugar
Em 2006, Scolari levou a Selecção das Quinas à semi-final depois de derrotar as Selecções de Angola, Irão, e México na fase de grupos. Nos oitavos-de-final, Portugal derrotou a Holanda por 1-0 , a Inglaterra nos quartos-de-final por 3-1 nas grandes penalidades após o empate 0 -0 no tempo regulamentar. Portugal cada vez mais perto de chegar à final de um campeonato do mundo pela primeira vez na história da equipe, acabaria por ser derrotada na semi-final pela França por 1-0.
No jogo 3º/4º lugar, Portugal perde contra a Alemanha 3-1, terminando a competição em 4º lugar.
Luís Figo, jogador mais internacional de sempre pela Selecção, e Pauleta, melhor marcador de sempre, ambos disseram adeus à Selecção no final do campeonato.
Euro 2008
No Euro 2008 realizado conjuntamente na Áustria e Suíça, na fase de grupos, venceu contra a Turquia por 2-0, e depois a Républica Checa por 3-1.
Nos quartos-de-final, Portugal foi derrotado pela Alemanha por 3-2, sendo este o último jogo de Scolari ao comando da Selecção das Quinas e também do médio Petit.
----------------------------------------------------------------------------
2009 - Carlos Queiroz foi apontado como selecionador nacional.
----------------------------------------------------------------------------
Mundial 2010
Depois de uma fase de qualificação muito atribulada, Portugal terminou o grupo A na 2ª posição com 19 pontos, garantido assim o acesso ao play-off. Defrontou a Bósnia e Herzegovina primeiro em Lisboa no Estádio da Luz jogo que venceu por 1-0, e depois em Zenica no Estádio Bilino Polje vencendo por 1-0, qualificando-se assim com um agregado 2-0.
Portugal conquistou assim a sua melhor década de sempre, estando presente em todas as fases finais de um Campeonato Europeu e de um Campeonato Mundial (Euro 2000, Mundial 2002, Euro 2004, Mundial 2006, Euro 2008 e Mundial 2010).
O Mundial terminou para Portugal nos Oitavos-de-Final, com uma derrota frente à Espanha.
Euro 2012
... em curso ...
Força PORTUGAL !!